Edital nº 001 /2012- SEDUC-RO
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DA REDE ESTADUAL NA FORMA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO EM 2012.
A Secretaria de Educação no uso de suas atribuições legais torna público que será realizado no dia 15 de fevereiro, horário 8h às 12h no município de Porto Velho, o 1º Processo Seletivo para preenchimento de 240 vagas nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados na forma Integrada.
- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - O Processo Seletivo será regido por este Edital.
1.2 - Nenhum candidato poderá alegar desconhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital para eximir-se de qualquer responsabilidade.
1.3 – O candidato deverá realizar sua inscrição na escola em que concorrerá a uma vaga.
ESCOLA
|
ENDEREÇO
|
EEEFM José Otino de Freitas
|
Rua Cassiterita, 4608-Conj. Marechal Rondon - Bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho/RO
Telefone - 3222-5808
|
EEEFM Risoleta Neves
|
Rua Edite Feitosa, 8158-Bairro Tancredo Neves – Porto Velho/RO
Telefone – 3226-5726
|
EEEM MAJOR GUAPINDAIA
|
RUA PADRE CHIQUINHO, 2375 – Conjunto santo Antônio – Bairro: São João Bosco – Porto Velho/RO
|
Telefone – 3229-8265
|
1.4 – A realização deste Processo Seletivo está sob a responsabilidade de uma Comissão específica nomeada para este fim pela direção de cada escola juntamente com a Representação de Ensino de Porto Velho. A comissão terá a incumbência de divulgar as datas e os locais de realização da prova, realizar as inscrições, bem como as demais informações relacionadas a este Processo, além de providenciar e coordenar todas as ações inerentes à sua realização.
- DAS VAGAS E DOS CURSOS
2.1 - A Educação Profissional Técnica de Nível Médio será ofertada na forma Integrada –240 vagas, sendo, para o município de Porto velho, 80 ( oitenta ) vagas para o curso de Manutenção e Suporte em Informática - Escola José Otino de Freitas, 80 (oitenta) vagas para o curso de Eletrotécnica – Escola Risoleta Neves , 40 (quarenta ) vagas para o curso de Técnico em Informática e 40(quarenta) vagas curso Técnico em Edificações – Escola Major Guapindaia - município de Porto Velho.
2.2 – A seleção dos candidatos será realizada pela escola através do processo seletivo.
2.3 - A duração prevista de cada Curso compreende o cumprimento total da carga horária de acordo com o Plano de cada curso.
2.4 – Os Cursos Técnicos de Nível Médio ofertados neste Edital têm as seguintes características segundo a forma de oferta:
CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Exclusivamente para Candidato que já concluiu o Ensino Fundamental.
01. Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio terão duração de 4 (quatro) anos, segundo o plano de curso;
02. As Escolas ofertarão Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio nos períodos da manhã e tarde. O curso não ultrapassará os 4 anos.
2.5 – O quadro abaixo demonstra a oferta dos Cursos, os respectivos Eixos Tecnológicos, Turno, Número de Vagas por escola.
Demonstrativo de Vagas Processo Seletivo – Escolas Tecnológicas
Escolas
|
Eixo Tecnológico
|
Cursos
|
Forma de Oferta
|
Turno
|
Vagas
|
EEEFM José Otino de Freitas
|
Informação e Comunicação
|
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
|
Integrada
|
Tarde
|
80
|
EEEFM Risoleta Neves
|
Controle e Processos Industriais
|
Técnico em Eletrotécnica
|
Integrada
|
Tarde
|
80
|
EEEFM Major Guapindaia
|
Informação e Comunicação
Infraestrutura
|
Técnico em Informática
Técnico em Edificações
|
Integrada
Integrada
|
Manhã
Tarde
|
40
40
|
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 – A inscrição para o processo seletivo será isento de taxas.
3.2- DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
3.2.1 – As inscrições serão realizadas no período 01 até 09 de fevereiro, das 08h às 11h e 14h às 17h de segunda a sexta-feira, na Escola em que concorre a uma vaga.
3.3. DO PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
3.3.1 – Para se inscrever o candidato deve se dirigir à Escola pretendida e preencher formulário de inscrição, acompanhado da seguinte documentação:
- comprovante de escolaridade original (declaração)
- RG original ou documento oficial com foto.
3.3.2 – Será de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na inscrição.
Observação: Não serão aceitas solicitações referentes à alteração de curso depois de efetivada a inscrição.
3.3.3 – A qualquer tempo, a inscrição, a prova e a matrícula na Escola poderá ser cancelada, se constatada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades na prova ou nos documentos apresentados pelo candidato.
4- RECEBIMENTOS DO CARTÃO DE INSCRIÇÃO
4.1 – O cartão de confirmação de inscrição do candidato será disponibilizado nas escolas no ato da inscrição.
4.2 – Constarão no Cartão de Inscrição, os dados pessoais do candidato, seu curso de opção, o dia, hora, local e sala de realização da prova.
4.3 – Se o candidato constatar erro em seu Cartão de Inscrição, causada por erro de processamento, deverá informar a Coordenação do Processo Seletivo imediatamente para correção, na própria Escola.
5 - DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
5.1- O candidato deverá declarar no ato da inscrição ser portador de necessidades especiais , especificando-a na ficha de inscrição.
5.2 – O candidato que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá requerê-lo, junto à comissão, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua necessidade especial, obedecendo aos critérios, conforme art. 27 do Decreto nº. 3.298 de 20/12/1999.
5.3 – O candidato com necessidades especiais que não informar no formulário de inscrição sua condição será considerado como pessoa sem necessidades especiais.
5.4 – O candidato com necessidades especiais participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, data, horário e local de realização da prova.
6 - DA PROVA
6.1 - A seleção para provimento das vagas ofertadas aos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, será realizada na escola de origem do curso pretendido e compreenderá de uma prova constituída de questões objetivas abrangendo conteúdos relativos à Educação Básica de acordo com o quadro abaixo e conteúdos programáticos informados no ANEXO II:
PROVA
TIPO
|
NUMERO
DE QUESTÕES
|
INTEGRADO
|
OBJETIVA
|
20
20
|
Língua Portuguesa
Matemática
|
6.2 – A prova terá duração de quatro horas com início às 8 horas e encerramento às 12 horas, sendo vedada a entrada após a hora determinada para o início da prova.
6.3 - O candidato deverá apresentar-se no local da prova com 01 (uma) hora de antecedência e munido do seu Cartão de Inscrição, carteira de identidade ou documento equivalente expedido por órgão oficial e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
6.4. Será considerado desistente o candidato que não se apresentar para a realização da prova na data e horário estabelecidos neste edital.
7 - NÃO SERÁ PERMITIDO AO CANDIDATO DURANTE A REALIZAÇÃO DA PROVA
7.1 - O uso de máquina de calcular, régua, transferidor, compasso ou similares, aparelhos eletrônicos, tais como, walk-talkie, telefone celular e outros que venham comprometer o processo.
7.2 - Entregar a prova antes de decorrida uma hora após seu início.
7.3 - Comunicar-se com outro candidato.
7.4 - Deixar a sala da prova sem entregar o Cartão Resposta
7.5 – Solicitar outro cartão resposta por motivo de rasura
8 - MATERIAL QUE O CANDIDATO RECEBERÁ NO DIA DA PROVA
8.1 - O Caderno de Questões contendo 40 (quarenta) questões objetivas
8.2 - Um Cartão-Resposta, que imediatamente deverá ser verificado se consta o seu nome corretamente e o número de sua inscrição. Se não coincidir, o candidato deve devolvê-lo ao fiscal, para a devida troca.
9 - DA ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO
9.1 - O candidato será eliminado automaticamente se não comparecer para realização da prova.
9.2 - A não apresentação do Cartão de Inscrição e da Carteira de Identidade ou documento equivalente expedido por Órgão Oficial, eliminará automaticamente o candidato.
9.3 - O candidato que desrespeitar as normas, fiscais e outros propostos pela Comissão do Processo Seletivo será automaticamente eliminado.
9.4 - O Candidato que tentar utilizar meios ilícitos e irregulares para inscrição, realização da prova ou matrícula por qualquer meio, ou no momento da realização da prova comunicar-se com outros candidatos visando obtenção de vantagens será eliminado automaticamente.
9.5 - O Candidato que for apanhado em atitude suspeita seja ela de fraude ou outra, será automaticamente eliminado do Exame, devendo sofrer as sanções propostas em lei.
9.6 - Comprovada a suspeita que pessoas estranhas, inscritas ou não no Processo Seletivo, estejam prestando prova por outrem, deverão sofrer as sanções previstas em lei.
10 – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
10.1 - Os candidatos serão classificados em ordem decrescente dos pontos obtidos.
10.2 - O candidato que obtiver nota Zero em uma das disciplinas será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.
10.3 - O candidato que obtiver nota inferior a 10% do conjunto da prova será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.
10.4 - Havendo a necessidade de proceder ao desempate entre candidatos que tenham a média de igual valor, será classificado o que tiver obtido maior nota na prova de Português; permanecendo o empate, classificar-se-á o que tiver obtido maior nota em Matemática.
Obs. Caso estes critérios não possibilitem o desempate, será classificado o candidato que tiver a maior idade.
11 - DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO
11.1 O resultado deste Processo Seletivo será publicado na portaria da escola, no dia 24 de fevereiro de 2012 e no site da SEDUC.
12 - DO PERÍODO DE MATRÍCULA
12.1 - Após a divulgação do resultado os candidatos aprovados no Processo Seletivo para ingresso em de 2012 deverão comparecer à Secretaria da escola, para receberem Orientações sobre a Matrícula nos seguintes horários: de 8h às 11h; de 14h às 17h.
12.2 – O período para efetivação da matrícula será divulgado na própria escola e pela SEDUC e a matrícula efetuada na Secretaria da Escola no período de 27 a 28 de fevereiro de 2012 no horário 8h ás 11h e de 14h as 17h na Secretaria da Escola.
13.3 - Documentação Necessária para Efetivação da Matrícula:
ü - Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia);
ü Certidão de Nascimento (original e cópia);
ü Carteira de Identidade (original e cópia);
ü 02 fotos 3X4;
ü Comprovante de residência ;
14 - DA ELIMINAÇÃO DA MATRICULA
14.1 - O candidato APROVADO que não comparecer ao local para a matrícula no período acima estabelecido e/ou não apresentar os documentos exigidos para Efetivar sua Matricula, estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo Técnico para ingresso em de 2012 sendo chamado automaticamente outro candidato, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.
15 - DA 2ª CHAMADA
15.1 - A matricula dos candidatos aprovados chamados por ordem de classificação para o preenchimento das vagas dos candidatos que não efetivaram a matricula no período estabelecido, será realizada no período de 02 e 03 de março de 2012, em tantas chamadas quantas forem necessárias ao preenchimento total das vagas.
15.2 – A listagem de 2ª chamada será divulgada no mural da escola no dia 01 de março de 2012.
16- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1 - Os candidatos poderão obter informações referentes ao Processo Seletivo na Secretaria da escola e ou na coordenação pedagógica.
16.2 - A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o Processo Seletivo contidas neste Edital.
16.3 – O presente Edital poderá ser modificado visando ao melhor êxito do Processo. As modificações, se necessárias, serão divulgadas e estarão de acordo com a legislação vigente.
16.4 - Não serão aceitos documentos que apresentem emendas, rasuras ou outras irregularidades.
16.6 – O candidato que deixar de atender a quaisquer dos prazos previstos neste Edital, perderá automaticamente o direito à vaga.
18 – ANEXOS
Anexo I - Informações sobre os cursos ofertados.
Anexo II - Conteúdo Programático para os cursos na forma Integrado.
Anexo III - Cronograma
ANEXO I
INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS DE ACORDO COM O CATÁLOGO NACIONAL CURSOS TÉCNICOS/CNCT.
TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM INFORMÁTICA
3.400 HORAS
1 – OBJETIVOS DO CURSO
· Realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas peculiaridades;
· Identifica as arquiteturas de rede e analisar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;
· Avalia a necessidade de substituição ou mesmo de atualização tecnológica dos componentes de rede;
· Instalar, configurar e desinstalar programas básicos, utilitários e aplicativos;
· Realizar procedimentos de becape e recuperação de dados.
1.1 – POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
· Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
3.400 HORAS
1 – OBJETIVOS DO CURSO
· Desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação;
· Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados;
· Realizar testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados;
· Executar manutenção de programas de computadores implantados.
1.1 – POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
· Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
3.600 HORAS
1 – OBJETIVOS DO CURSO
· Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalação elétricas;
· Executar a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos;
· Realizar medições e testes com equipamentos eletrônicos;
· Executar procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.
1.1 – POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
· Industrias. Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção;
· Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos.
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
3.600 HORAS
1 – OBJETIVOS DO CURSO
· Desenvolver e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com a legislação específica;
· Planejar execução e elabora orçamento de obras;
· Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações;
· Orientar e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.
· Orientar na assistência técnica para a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
1.1– POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
· Empresas públicas e privadas de construção civil;
· Escritórios de projetos e de construção civil;
· Canteiros de obra.
ANEXO II
PROGRAMA : Conteúdos a serem exigidos dos candidatos aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma INTEGRADA.
1) PORTUGUÊS
- Compreensão e interpretação de textos;
- Processos de coordenação e subordinação;
- Emprego das classes de palavras;
- Concordância verbal e nominal;
- Pontuação;
- Variação lingüística;
- Tipologia textual;
- Figuras de linguagem;
2) MATEMÁTICA
O candidato deverá ser capaz de fazer uso de diversos conceitos, propriedades e idéias matemáticas em situações variadas; interpretar e utilizar diferentes linguagens: numérica, geométrica, gráfica e algébrica bem como utilizar o raciocínio lógico dedutivo para determinar ou verificar resultados significativos.
- Conjuntos
– Noção de conjunto. Pertinência. Notação. Inclusão;
– Subconjuntos;
– Igualdade de conjuntos;
– Operações com conjuntos: reunião, interseção, diferença e complementar.
- Números
– Números naturais e inteiros: operações, propriedades, números primos e compostos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum;
– Números racionais e irracionais: operações, propriedades, equivalência de frações, classes de equivalência, representação decimal dos números racionais, números decimais periódicos, operações
com números decimais;
– Raiz quadrada, raiz cúbica. Representação dos números na reta real.
- Cálculo Algébrico
– Operações com expressões algébricas;
– Produtos notáveis. Fatoração;
– Frações algébricas;
- Equação de 1º e 2º Graus
– Resolução de equações de 1º e 2º graus e de equações redutíveis à equação de 2º grau;
– Propriedades;
– Problemas envolvendo as equações e sistemas de equações.
- Radicais
– Operações e racionalização.
- Funções
– Conceito. Domínio, imagem e contradomínio;
– Função do 1o grau e função do 2o grau. Gráficos;
– Variação do sinal das funções de 1o e 2o graus;
– Inequações de 1o e 2o graus.
- Geometria
– Conceitos fundamentais, a bissetriz, o círculo e a circunferência;
– Arcos, cordas e ângulos no círculo. Propriedades;
– Segmentos proporcionais. Feixe de paralelas;
– Teorema de Tales. Congruência e semelhança de triângulos;
– Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer;
– Área das principais figuras planas. Polígonos regulares.
- Noções de Matemática Financeira
– Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais;
– Regra de três simples e composta;
– Percentagens. Juros simples.
ANEXO III
CRONOGRAMA
Nº DE ORDEM
|
ATIVIDADE
|
PERÍODO
|
01
|
Publicação do EDITAL
|
01 a 09 de fevereiro de 2012
|
02
|
Período de Inscrição
|
01 a 09 de fevereiro de 2012
|
04
|
Prova
|
15 de fevereiro de 2012
|
05
|
Divulgação do Gabarito
|
16 de fevereiro de 2012
|
06
|
Divulgação do Resultado Final
|
24 de fevereiro de 2012
|
10
|
Período para Efetivação da Matricula
|
27 e 28 de fevereiro de 2012
|
12
|
Início das aulas
|
01 de março de 2012
|
13
|
2ª chamada
|
01 de março de 2012
|
14
|
Matrícula para alunos da 2ª chamada
|
02 e 03 de março de 2012
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário